quinta-feira

[RESENHA] Apaixonados - Lauren Kate


NOME: Apaixonados  // AUTOR: Lauren Kate
PÁGINAS: 182 // EDITORA: Galera Record // ANO: 2012
GÊNERO: Romance, Fantasia, Ficção, Jovem Adulto, Literatura Estrangeira

SINOPSE: A história de Luce e Daniel comprova a possibilidade do amor eterno. Mas a vida do casal não representa o único tipo de amor possível. Em Apaixonados, Lauren Kate se inspirou nas histórias recebidas pelos fãs ao longo do processo de publicação dos três primeiros volumes da série - Fallen, Tormenta e Paixão. Situado em um momento entre os acontecimentos de Paixão e de Rapture - último volume da série -, Apaixonados é um passeio por diferentes paixões através do tempo, aproximando os leitores das histórias de Miles, Shelby, Roland e Ariane.



apaixonados lauren kate

Apaixonados é o primeiro spin-off da saga sobre anjos Fallen, da autora Lauren Kate. É uma coletânea com quatro histórias inéditas envolvendo o dia dos namorados de alguns dos personagens da série e que muitos dos leitores amam. Nele, você verá que as quatro histórias estão conectadas, e conhecerá as dores e amores de Ariane, Roland, Miles e Shelby, e o casal principal Lucinda e Daniel.

O livro começa com a história de Shelby e Miles (O Amor Onde Menos se Espera), que ao acharem que conseguiram com sucesso voltar para Shoreline (depois do encontro com Daniel no livro Paixão) acabam descobrindo que foram parar na Idade Média. Entre pequenas "enrascadas" eles ficam sabendo que um festival de São Valentim irá acontecer na vila e, por acaso, encontram Lucinda daquela época vagando pelas ruas aparentando muita tristeza, o que os fazem saber de imediato o por quê. É com essa vontade sincera de querer ajudar o antigo eu da amiga que Shelby decide fazer o dia dos namorados de Lucinda e Daniel especial, e Miles acaba topando ajudar a amiga a encontrar o presente perfeito para ambos. Mas é em meio a todo esse ar romântico medieval que os dois mais novos amigos começam a perceber uma pequena chama se acender em seus corações...

"Apesar de todo seu cinismo declarado, Shelby precisava admitir que ela também acreditava no amor. E percebeu que, pela forma como Miles havia consolado Lucinda naquela tarde, que ele também."
Pág. 48

A segunda história (Lições de Amor) conta uma parte do passado de Roland que, eu acho, ninguém imaginaria: Seu romance com a princesa (acredito eu - me corrijam se eu estiver errada) Rosaline. Assim como Shelby e Miles, Roland acaba voltando para Idade Média, o que o fez esbarrar com os jovens e acabar ajudando-os com Lucinda e Daniel.  Só que mesmo tentando não mexer naquela parte de seu passado que Roland tanto queria esquecer que ele acabou revivendo os momentos mais importante de sua vida ao lado da amada. E é nesse pequeno período de tempo que Roland acaba cedendo à saudade e indo espiar Rosaline, que àquela altura já estava casada, para sua tristeza. Nesta história vemos o que o verdadeiro amor é capaz de fazer, mesmo que acabe magoando a si próprio, e pegamos algumas dicas das histórias do restante do livro. É lindo...

"Às vezes o amor não tinha a ver com vitórias, mas sim com sábios sacrifícios e apoio de amigos [...] A amizade, percebeu Roland, era em si um tipo especial de amor."
Pág. 102 

Na terceira história (Amor Ardente) vemos a rota de Ariane e finalmente entendemos o por quê de sua cicatriz no pescoço (o fim do mistério!). Minha história favorita do livro, conhecemos Tessriel, também uma caída, que vive um intenso amor com a nossa anjo tão querida, e novamente vemos o quanto escolhas precipitadas e orgulho pode acabar destruindo um amor para sempre. Tess, no passado, faz uma escolha assim como Ariane... Mas o que as duas não esperavam era o quanto a escolha de ambas poderia interferir tanto no romance das duas. É uma passagem muita linda e dramática, já vou logo dizendo, e ver como as duas se apaixonaram no início foi de esquentar o coração...

"Talvez Tess tivesse razão: quando um amante sofria com um coração partido, não importava o quanto desejasse ajudar, não poderia ser ele a sanar aquela dor."
Pág. 135

E finalmente e não menos importante, a quarta e ultima história (Amor Sem Fim) é o encaixe final para todas as histórias do livro. Temos Lucinda Price, nossa protagonista, junto de Bill, a gárgula, tirando uma "folguinha" em uma de suas vidas passadas. Como estávamos acostumado a ver em Paixão, Lucinda se une à seu eu do passado para vivenciar o seu único Dia dos Namorados ao lado de Daniel - O único Dia dos Namorados que ela teve com ele em todas as suas vidas. E é a partir daí que vemos todo o desenrolar da trama e chegamos aos finalmente. Não há tanto o que dizer... Fica melhor ainda quando se lê.

"Às vezes o amor necessitava de uma ajuda dos anjos da guarda para poder tirar os pés do chão. Mas, tão logo batia as asas pela primeira vez ensaiando voar, era preciso confiar que alçaria voo sozinho e pairaria nas mais elevadas alturas concebíveis, em direção aos céus... e além."
Pág. 181

O livro é narrado em 3° pessoa, assim como todos os livros da saga. Como eu disse no início, cada história foca em um dos personagens citados no resumo, e vemos um pouco do passados deles. É um livro bem característico da Lauren, com a mesma escrita romântica e cenas com aquela pitada de drama. Vale sim muito a pena ler! É um spin-off que não interfere na saga ao todo, então pode ficar tranquilo caso não queira ler, mas recomendo muito, já que algumas questões são reveladas. Mas todas tem a ver com o passado amoroso dos personagens e o quanto isso interferiu em suas personalidades...

OPINIÃO: Eu AMEI esse spin-off e acho que foi muito bem construído (mas infelizmente não digo o mesmo para "Anjos na Escuridão" - Resenha em breve). Como fallenática é um livro que sacia  nossas curiosidades para com os personagens que mais amamos e o que mais me deixou feliz foi ver o quanto as histórias não foram jogadas à toa no livro. Adorei. Como eu disse, minha passagem favorita foi a de Ariane, pois é uma história mais delicada e aborda o romance entre duas mulheres, e isso já foi um ponto a mais para mim. Eu só não fiquei muito assim como a história de Luce, porque aqui entre nós: Eu já estava cansada de ver o romance dos dois! HAHA Mas também é muito bonita e, com certeza, Apaixonados é um livro cheio de ensinamentos. 




Lauren Kate cresceu em Dallas, estudou em Atlanta e começou a carreira de escritora 
em Nova York. Atualmente, é professora e vive em uma antiga fazenda na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário