sábado

[RESENHA] Os Animais Também Vão Para o Céu

NOME: Os Animais Também Vão Para o Céu  // AUTOR: Vários
PÁGINAS: 236 // EDITORA: Sinna // ANO: 2017
GÊNERO: Contos, Crônicas, Literatura Brasileira, Literatura Nacional


SINOPSE: Dizem que anjos têm asas. Mas e se, na verdade, eles tiverem focinhos? O que todos os contos deste livro têm em comum é o respeito por outras espécies e a humildade de reconhecer que temos menos a ensinar e muito mais a aprender com eles. Os professores? Os corações puros, doces e sábios que vêm a esse mundo para falar a quem consegue ouvir com a alma. São histórias comuns que se tornam extraordinárias quando notamos a presença dos animais em todas as páginas. Sorte a nossa tê-los também em nossas vidas e, por que não, também além dela. Afinal, os animais também vão para o céu. Ou será que é de lá que eles vêm?



Os Animais Também Vão Para o Céu é uma antologia social (cujo os lucros são destinados a diversas organizações que cuidam de animais), organizada pela autora Camila Pelegrini (Aos Olhos de Zoe) e publicada pela Editora Sinna. O livro possui 22 contos, sendo eles, de autores convidados e outros de autores que foram selecionados pelo edital. O livro encanta por toda sua parceria, em especial, dos próprios autores, onde Malu Ghiraldeli entrou com suas ilustrações, Décio Gomes com a arte da capa, e, Camila Pelegrini iniciou com chave de ouro o Prefácio do livro. Cada narrativa ressalta a diferença que os animais causam em nossas vidas e o quanto podemos aprender com eles, não importa a raça ou espécie.

"[...] Um animal pode amar alguém muito mais do que qualquer pessoa. Basta notar antes que seja tarde demais."
de 'A Magia de Oz', pág. 26


A Linguagem dos Céus, de Wesnen Tellurian, é o primeiro conto da antologia. Narrado em 3° pessoa, o autor nos conta, de modo mais dramático, a história de Amber e de seu cachorro Lazuli, o qual ela alimentava todos os dias após um acidente. 


A Magia de Oz, de Michael Vasconcelos, é uma "releitura" de O Mágico de Oz, onde o autor nos faz enxergar com detalhes a relação de Dorothy e seu cãozinho Totó. Narrado em 3° pessoa, vemos o quão importante e companheiro Totó é para Dorothy, fazendo-a refletir após um incidente.


A Melodia Perdida, de Martha Ricas, também é um conto carregado de emoção. Quem narra a história, em 1° pessoa, é uma passarinho, que está engaiolada e não canta mais. É de modo triste que ela desabafa sobre sua vida depois de ter sido capturada e, entristecida, conta sobre seu único amigo garoto...


Amor que Cura, de Evelyn Santana, conta a história de uma mãe solteira e um pai ausente na vida da filha. Narrado em 3° pessoa, a autora mostra como um bichinho pode recuperar um sorriso perdido, a partir do momento em que Ana (a mãe) resgata um filhote em meio ao lixo e chuva.


Artichaut, de Italo Oliveira, é um conto muito fofo. Narrado em 3° pessoa, conta a história de Antoniette, uma musicista pouco conhecida que recebe a oportunidade de criar um jingle para uma ração canina. E é em meio a tantos pensamentos e reflexões, um rapaz, e dois cachorrinhos, que ela percebe que sua família é maravilhosa e o ponta-pé para sua apresentação.


Caixa de Papelão, de Ana Bittencourt, nos mostra a vida de uma gatinha de rua que acaba se esbarrando com uma humana, de nome Laura. Narrado em 3° pessoa, com foco no campo de visão do felino, esta história fofa conta como é complicado para Laura se desfazer da gatinha, após abrigá-la do frio devido a sua empatia. 


Cãobraço, de C. David, conta a história de um pai querendo ajudar a sua filha pequena a superar o medo de cachorros. Narrado em 1° pessoa, pelo pai, nos deparamos com mais uma situação de abandono, onde o homem resgata o animalzinho e o leva para casa. Este conto nos mostra a construção de uma amizade e as superações dos medos de um jeito tocante e fofo...


Dressage, de Malu Ghiraldeli, é narrado em 1° pessoa e pelo o próprio protagonista, um cavalo! Espiga, um potro, sonha em ser dançarino, assim como os belos e fortes cavalos da hípica, e é em meio ao seu dia a dia que os vemos contar suas vontades e experiências até se esbarrar com a moça que ele havia se encantado e ela mudar a sua vida.


Inesquecível, de Duda Santos, conta a história da mãe Rafaela e sua filha Alice, e as experiências e recordações com os cachorros em suas vidas. Narrado em 1° pessoa, o conto nos envolve devido seus flashbacks e conteúdo mais doloroso. É capaz de arrancar muitas lágrimas, ensinar várias coisas importantes e refletir.


Marco Polo, de Décio Gomes, nos envolve com uma linda história de superação. Narrado em 3° pessoa, conhecemos Nara, uma mãe que perdeu o seu filho, mas consegue achar um pouco de sentido em tudo quando acha um gatinho em um terreno baldio, quando decide mudar a rota de sua caminhada para fugir da chuva.


Meu Amigo Herói, de Daya Alves, conta a linda história do cãozinho que não era adotado por ser considerado feio e o único amigo de verdade que ele tinha. Narrado em 1° pessoa, o rapaz, que tanto amou Hulk, recorda-se dos vários momentos que seu cachorro salvou a vida dos membros de sua família.


Meu Anjo da Guarda, de Tabatha Cuzziol, nos encanta e emociona com as aventuras de um senhor que está contando um momento muito importante de sua vida para seus netinhos. Narrado em 1° pessoa, o vovô narra os exatos momentos de seu passado, quando tentou salvar vários lobos de diversas armadilhas e ganhou uma cicatriz em sua pele. Este conto está aí para nos dizer que é possível sim existir uma amizade entre uma pessoa e um animal da floresta...


Meu Amigo Locutor, de Kate Willians, conta a história do locutor Roberto, que amargurado pela perda, decide se aposentar da rádio e viver isolado. Narrado em 3° pessoa, vemos uma mudança no homem quando o mesmo, incentivado por uma garotinha, decide adotar mais um animalzinho e ver sua vida ser mudada para melhor a partir daí.


Missão, de Larissa Milena, nos motiva com os pensamentos de Luana, uma moça que está prestes a inaugurar sua própria ONG graças ao apoio de sua antiga cachorrinha Nina, que a ajudou a vencer a depressão.


O Milagre de Du Berrot, de Lola Gutierrez, conta a história de uma mãe que adotou um gatinho para tentar incentivar sua filha pequena a dar seus primeiros passos na vida, que era autista. Narrado em 1° pessoa, este conto encanta e emociona com suas passagens, e alegra, por ser tão fofo ver uma relação pura entre bichinho e uma criança especial.


O Retorno, de Clécia Melo, conta a história da cachorrinha Tininha e da moça Salete, que vivia dias ruins desde uma fatalidade que lhe causou depressão. Narrado em 3° pessoa, alternando entre Salete e a cachorrinha, aparenta ser uma história sobre reencarnação, que é muito tocante e emocionante.


Os Animais vêm do Céu, de Katerine Grinaldi, aparenta ser uma narrativa bem direta entre a própria autora e o leitor. De modo único e tocante, ela conta como seu cachorro Josh a incentivou seguir em frente e não desistir, pois ambos precisavam um do outro.


Tudo Vai Ficar Bem, de Nayara Yanne, conta a história de Elias, um garotinho órfão que fugia da Guerra no lugar onde vivia, e Faísca, um cãozinho que ele fez amizade em pleno escombros. Narrado em 3° pessoa, este conto de ar nostálgico narra como, mais uma vez, um animalzinho salvou a vida de uma pessoa.


Um Novo Milagre, de Natasha Coutinho, também conta a história de um bichinho e uma criança com autismo. Narrado em 1° pessoa, pela mãe do garotinho, o conto emociona devido aos vários fatos que ocorrem na narrativa. Mostra o quanto os animais ajudam as pessoas a abrirem os olhos e o quanto são capazes de ensinar a amar e enxergar a vida de outras formas.


Uma Canção para Molly, de Fernando Diaz, é uma história emocionante de uma senhora e uma cachorrinha. Narrado em 1° pessoa, pela senhora que está nostálgica, vemos uma enxurrada de lembranças de quando a mulher encontrou Molly pela primeira vez. Encantada pela histórias das duas ao decorrer da vida, a senhora cria uma música para a cachorrinha.


Uma Semente no Escuro, de Camila Lobo, é um breve e fofo conto sobre uma garota que narra, em 1° pessoa, sua experiencia com os hamsters que tivera, e o quanto cada um deles eram especiais e a ajudou, em especial Touko, a hamster que mais viveu a lado dela.


Vida Morta, de Bruno Godoi, é o último conto da antologia e, para ser sincera com vocês, foi o conto que mais quebrei a cabeça para entender. Narrado em 3° pessoa, sua narrativa me lembrou muito as fábulas que eu lia na escola, pois seu conto possui uma carga bastante culta - ao meu ver - e cheia de sentidos figurados, com significados forte sobre a vida e reflexões sobre a mesma. 


"[...] Não sei como podem dizer que animais não têm alma, quando, na verdade quem não tem são alguns humanos."
de 'A Magia de Oz', pág. 26

"Ele é o nosso melhor amigo. Ele não liga para a cor, para a sua religião, nem mesmo para sua classe social. O amor de cachorro é puro e ele carrega até seu último dia de vida."
de 'Inesquecível', pág.93

"[...] Os animais, eles têm esse poder, essa coisa quase mística de nos curar. Eles nos entendem melhor do que qualquer pessoa."
de 'Marco Polo', pág 114

"[...] Todos nós precisamos de um bom amigo, não é? Às vezes é tudo o que falta para preencher o vazio deixado em nosso peito."
de 'Meu Amigo Locutor", pág 148

"[...] Mas é sempre necessário seguir em frente, porque há alguém que precisa de você. [...]"
de 'Uma Semente no Escuro', pág 217

"[...] Quando a tristeza e a dor são tantas, e o sono e a vontade de sonhar são os únicos confortos, o que se faz, então, é dormir."
de 'Vida Morta', pág 231


O livro é muito promissor e recomendo para todas as pessoas, pois todos os envolvidos fizeram um ótimo trabalho. Além de uma diagramação e artes impecáveis, a obra conta com narrativas diversas, sendo elas, muito bem construídas, escritas, e finalizadas.

Meus contos favoritos foram A Melodia Perdida (Martha Ricas), por toda a escrita madura e encantadora; Dressage (Malu Ghiraldeli), por toda sua graça e meu interesse em cavalos; Meu Anjo da Guarda (Tabatha Cuzziol), pela ousadia em falar sobre lobos e o modo como a autora me cativou; e, Tudo Vai Ficar Bem (Nayara Yanne), pois narrativas ambientadas em lugares que a mesma narrou me encantam muito, e Nay deixou seu conto muito bem construído, em especial tratando-se de sentimentos.

Um livro abrangedor, que aborda um tema que deve ser ainda mais falado, e que irá aquecer o coração de muitas pessoas (e abrir os olhos também). Recomendo, mais uma vez, para todos, em especial aqueles que curtem um bom livro que aborta temas como amizade, empatia, e drama sutil.

DOU
★★★★★

| Shadow, minha gata, colaborou em ser modelo por alguns segundos, hehe |

Com um sonho na cabeça, uma caneta na mão e alguns cachorros nos pés, Camila Pelegrini, advogada e professora de inglês, descobriu-se também escritora. A jovem, hoje agenciada por uma das maiores agências literárias do Brasil, a Increasy, é autora das obras 'Sombras do Medo' e 'Aos Olhos de Zoe', além de estar em várias antologias. Acreditando que livros possuem mais força do que todos os X-MEN reunidos, costuma unir em suas histórias as suas maiores paixões: literatura, animais, mistério e a esperança de um mundo melhor.

2 comentários:

  1. Muito feliz que você gostou do livro! Foi feito com muito amor e realmente, todos os contos são lindos!

    Touko é uma hamster que tive e toda a história narrada foi real. Aposto que ela manda lambeijinhos lá do céu e está muito feliz.

    Beijos!
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Apaixonada por essa resenha e por todo o cuidado que vc depositou nela 💙

    Obrigada, obriagda ❤️

    ResponderExcluir