quinta-feira

[RESENHA] Sob a Luz da Escuridão - Ana Beatriz Brandão

NOME: Sob a Luz da Escuridão  // AUTOR: Ana Beatriz Brandão
PÁGINAS: 336 // EDITORA: Verus // ANO: 2018
GÊNERO: Fantasia, Romance, Ficção, Literatura Brasileira, Literatura Nacional


Sinopse: O mundo não está a salvo dos humanos. Da autora de O Garoto do Cachecol Vermelho. Guerras e destruição, causadas pela ganância de um homem, quase levaram a raça humana à extinção. Com a radiação das bombas nucleares, o DNA humano sofreu mutações e uma nova espécie surgiu: os metacromos, seres especiais, com poderes extraordinários. Em meio ao caos de um mundo pós-apocalíptico, Lollipop e Jazz são resgatadas do instituto onde eram mantidas prisioneiras. Com as memórias apagadas, elas não sabem por que estavam ali nem quem as libertou. E, enquanto buscam respostas sobre suas origens, só lhes resta lutar pela sobrevivência. Evan, um vampiro milenar, lidera com mãos de ferro uma das mais poderosas áreas do planeta. Mas quando, por obra do destino, ele reencontra a mulher que pensou estar morta há décadas, tudo desmorona e ele é obrigado a enfrentar o passado. Ana Beatriz Brandão apresenta um mundo totalmente novo ao leitor em Sob a Luz da Escuridão. A raça humana não é mais a mesma, novas espécies foram criadas e agora é cada um por si. Uma história eletrizante, cheia de ação, tensão e romance, que vai provocar fortes emoções no leitor. Prepare-se e escolha seu lado nessa guerra: você é um metacromo ou um Deles?


Sob a Luz da Escuridão é o mais novo livro fantástico de Ana Beatriz Brandão (autora de Caçadores de Almas e Sombra de Um Anjo), sendo o primeiro volume de outros. A trama envolve um mundo pós Quarta Guerra Mundial, onde sobreviver é o ponto chave e escolher o lado em que irá lutar também. 

"— Mas o que importa não é o que aconteceu. Não é o passado. É o presente."
Pág.71

O enredo gira em torno de quatro personagens, que possuem certas ligações onde algumas são formadas ao decorrer dos capítulos, sendo eles Jéssica (Jazz), Lollipop (Lolli), Samuel (Sam) e Evan. Todos são Metacromos (humanos modificados) que lutam para sobreviver e descobrirem seus passados. Os capítulos são intercalados pelas narrações de cada um (em 1° pessoa), o que dá uma ampla visão do livro.

"A morte não é uma coisa para a qual nos programamos. Ela é previsível, apesar de sua chegada ser imprevisível."
Pág. 134

O livro já inicia com fortes emoções, com Lollipop fugindo do Instituto que a mantinha presa, seguido de mais fuga, quando Eles (os caras do governo) encontram o esconderijo dela e sua família (vamos se dizer assim). A jovem vive com, e protege, Jéssica, mas ambas são capturadas e levadas a uma nova Área (como é conhecida as cidades), por um cara estranho, que mais tarde, descobrem fazer parte do "clã" do líder desta Área. Líder este, que diz conhecer Lollipop e seu passo muito bem, mas ela não se lembra de nada, já que perdeu todas as suas memorias. E é a partir deste ponto que o livro começa a desenrolar, envolto de muitas descobertas chocantes, divertidas, drama e muita luta.

"— [...] mas você tem que entender que, apesar de tudo, ainda há esperança. Não existem só pessoas cruéis no mundo, e não existe só a morte no final."
Pág. 171



Como minha primeira experiência com literatura distópica, digo e afirmo que SALDE é um ótimo livro, de escrita fácil, fluída e de ligações bem estruturadas. Achei muito bem equilibrado, o romance, o mistério, a fantasia... Não notei furos e as expectativas para o próximo volume estão altas, já que temos muitas perguntas para serem respondidas que foram apresentadas neste lançamento. 

Gostei também das peculiaridades que cada personagem carrega. Todos são diferentes, de certa forma, mas levam consigo muitas coisas semelhantes, e vê-los interagindo, sobrevivendo com a ajuda do outro em meio a tanta rivalidade e sede por vingança, é gratificante e encantador. Todos foram muito bem moldados, com falas e decisões próprias, e eu estava sentindo falta de protagonistas tão singulares e únicos como neste livro.  

Outra coisa bastante interessante são algumas referências do nosso mundo real, que faz com que o leitor se aproxime mais da história, mergulhando de cabeça. E nem preciso dizer que o tal causador de tudo lembra muito um certo presidente americano, ha ha, e mais um vez vemos o quanto escolhas precipitadas e orgulho podem interferir na história de bilhões de pessoas (e é triste ver que o mundo real está quase neste mesmo caminho).

"[...] — O amor não é uma responsabilidade! É uma coisa que a gente deve compartilhar sem medo."
Pág. 203




\\ ! //   OPINIÃO - PODE CONTER SPOILER!   \\ ! //


Bem, acho que nem preciso dizer o quão apaixonada estou por este livro. Foi uma obra que adquiri carregada de expectativas e alegria, que me supriram demais assim que li cada capítulo. Foi... mágico! Incrível e apaixonante. Ana Beatriz foi muito cautelosa com este livro, desenvolveu tudo muito bem, e eu recomendo este livro para todos aqueles que curtem uma boa fantasia e ação (com aquele romance, claro). Me apaixonei pela história das diversas vidas de Lollipop, o jeito como cada um se tornou quem é hoje, e a forma como eles vão se descobrindo e aprimorando seus poderes. É uma galera que eu me identifiquei, pois eles são tão humanos quanto eu, enfrentam os dilemas da vida, como as coisas mais simples até as decisões mais complicadas, sem contar é claro, o lado juvenil e curioso que cada um possui. Fiquei tão satisfeita, pois realmente é uma obra bem balanceada. Não tem apelação, apenas o necessário para que toda esta história incrível caminhe cada vez mais ao topo dos livros mais vendidos. (E deixando meu último relato aqui: Lolli é minha personagem favorita, pois ela é uma mulher magnífica! Ela é inteligente, forte, estilosa e mais poderosa do que imagina SZ)

DOU
★★★★★



Viver em um mundo cercado de magia — esse sempre foi o sonho de Ana Beatriz Brandão. Ela descobriu que era possível tornar isso realidade através da leitura quando conheceu O Pequeno Príncipe, aos cinco anos de idade. Targaryen, potterhead, narniana, semideusa e tributo, Ana vive muitas aventuras todos os dias. Aos treze anos, descobriu que contar histórias era sua paixão e desde então escreveu diversos livros, entre eles A Garota das Sapatilhas Brancas, O Garoto do Cachecol Vermelho, Sombra de Um Anjo e Caçadores de Almas. Seu maior sonho é poder continuar contando suas histórias para todos aqueles que, como ela, acreditam que os livros são a melhor forma de tocar o coração das pessoas e mudar suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário