sexta-feira

[RESENHA] O Que Resta de Mim - Thays M. de Lima


18274961_959365924166192_1671883585600792534_n

NOME: O que resta de mim (livro I)  // AUTOR: Thays M. de Lima
PÁGINAS: 540 // PUBLICAÇÃO: Amazon BR // ANO: 2016

GÊNERO: Romance, Literatura brasileira


SINOPSE: Com a intenção de superar seus traumas, Gabriela deixou São Paulo para tentar um recomeço no Rio de Janeiro. Seu objetivo era apenas iniciar seus estudos em uma das maiores universidades da cidade e tocar sua vida de alguma forma. Guilherme é avesso a compromissos, mas nem sempre foi assim. Aos 12 anos ele fora tirado da vida que conhecia deixando para trás uma promessa não cumprida. Enquanto Gabriela quer ficar longe de encrenca, Guilherme é a definição de encrenca. Contudo, ele é único que consegue enxergar através de seus olhos. E isso a aterroriza, porque ela pensou ter deixado seu passado para trás, mas na verdade ele estava bem à sua frente. Quando o amor e um passado repleto de feridas andam juntos resta apenas uma escolha...

divisóriapreta

O que resta de mim é o primeiro livro da série Flores, escrito por Thays M. de Lima, autora de Blogueiras.com (antologia) e Livie e Téo. Thays comanda também um canal no YouTube com o seu nome, onde fala sobre livros e tudo relacionado a este universo em que vive.

Em seu romance de estréia, Thays M. de Lima conta a história de Gabriela e Guilherme. Ambos estão conectados de certa forma, e é em meio a narrativa exposta à nós que vamos encaixando cada pecinha do quebra-cabeça...
Após ter passado por um grande trauma em sua infância e ter se tornado a mulher que é hoje, Gabi deixa São Paulo e parte para uma nova vida no Rio de Janeiro, onde está prestes a ingressar na faculdade de Engenharia. Lá e de cara, ela conhece Guilherme, o qual tenta ficar o mais distante possível, já que ele a causa inúmeras sensações e é o responsável por fazer as lembranças de seu passado voltar como flashes inexplicáveis em sua mente. Porém, Guilherme se encanta por Gabriela e insiste em tentar conquistá-la. Algo nela o chama atenção, e ao ver que a jovem o cativou de vez, ele decide não desistir e convencê-la de que não é exatamente o cretino que aparenta ser.

" Se eu me rendesse a ele, estaria assinando minha sentença de morte. "
Capítulo 11 - Gabriela

O livro possui uma grande carga de acontecimentos e personagens, pois cada um tem um dedinho envolvido em toda a história. Uma forma de ligar tantos acontecimentos é a forma como cada capítulo foi dividido, sendo cada um, narrado por Gabriela e Guilherme.

" Os olhos dela são as janelas da sua alma, e eu não consigo evitar o sentimento de protegê-la, mesmo que isso signifique protegê-la de mim mesmo. "
Capítulo 20 - Guilherme

Toda a trama é narrada em 1° pessoa, alternando entre os protagonistas. Vez ou outra, acontecimentos do passado são escritos em meio ao livro, como uma forma de flashback e explicar ao leitor uma parte do passado do personagem. A escrita da autora contém muitos detalhes e é bem simples de absorver. Os diálogos construídos é bem juvenil e possui muito do linguajar adolescente - Típico de rodinha de amigos de faculdade - o que parece ter se encaixado bem.

" Dizem que o amor é se apaixonar todos os dias pela mesma pessoa, e a cada dia que passa eu me apaixono ainda mais por ela. "
Capítulo 34 - Guilherme

OPINIÃO: Apesar das partes muito boas do livro, inúmeras dela me deixou um tanto desconfortável. Nota-se o esforço e paixão que a autora tem pelo o mesmo, mas poderia ter sido melhor. Estou no aguardo do 2° volume da série (previsto para novembro) e espero que ele supere em dobro este primeiro volume. Coisas como diálogos, pensamentos, e até mesmo linha do tempo, é algo que aguardo como aperfeiçoamento para um desfecho inesquecível! ^^

17103750_911153575654094_7681281678805820871_n

Me admira a autora ter escolhido um tema tão delicado para trabalhar. Abuso e violência é algo que deve ser discutido sim, e como citado anteriormente, espero encontrar no final da trama um aperfeiçoamento do assunto.

O que resta de mim é um livro que  fala sobre perdas, traumas, amizade e superação. E recomendo para quem está em busca de novos autores e, é claro, esteja no momento para ler algo que tenha um toque de drama e erotismo.

divisóriapreta

20156104_1022129987889785_4966250694375404730_n
THAYS M. DE LIMA


tem 21 anos e vive no Rio de Janeiro. Estudante de Engenharia Civil, também é apaixonada pela literatura, motivo pelo qual há 2 anos criou o seu canal no YouTube. Com uma rotina bem agitada, divide seu tempo entre a faculdade, trabalho, seu canal e a escrita.

divisóriapreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário